É preciso fazer dieta antes e/ou depois da lipoaspiração?
- Monica Macedo
- 3 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
É comum encontrarmos pessoas que pensam em fazer uma lipoaspiração com o objetivo de perder peso, mas a cirurgia não é um método de emagrecimento. “A lipoaspiração é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal. É o tipo de gordura que dificilmente pode ser eliminado, mesmo com o auxílio de exercícios físicos”, explica o cirurgião plástico Iuri Galembeck Mitev (CRM-SP 132.051), diretor da Duo Clinic.
O médico lembra que esta regra só se aplica a pacientes adultos. “Crianças, ainda que tenham acúmulo de gordura no corpo, a ponto de comprometer seu bem estar físico e psicológico, não devem se submeter à lipoaspiração. Já para os adolescentes, a lipoaspiração excepcionalmente pode ser uma alternativa, contanto que o jovem operado não seja obeso”, destaca.
É importante entender que a lipoaspiração se trata de uma cirurgia de acerto de contornos e não deve ser encarada como um método para emagrecer. Há um limite de gordura que pode ser retirado. Exercício e dieta são os caminhos para quem precisa eliminar o excesso de peso. De acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina, o limite máximo de retirada de gordura varia de 5 a 7% do peso corporal total do paciente, dependendo da técnica utilizada e da associação ou não de outras cirurgias conjuntas. “O exagero pode debilitar o organismo porque junto com a gordura há também aspiração de sangue. É recomendável conversar com o cirurgião plástico, falando de suas expectativas e ouvindo a avaliação do profissional sobre o quanto pode ser removido do seu corpo”, diz o médico.
“Costumamos explicar aos interessados que a lipoaspiração é uma intervenção cirúrgica que exige disciplina, pois, antes, você deve emagrecer para chegar próximo do seu peso ideal. E depois da cirurgia, você deve procurar manter o peso, pois a região lipoaspirada melhora o contorno corporal, mas se houver um grande aumento de peso, ocorrerá perda do resultado. Para garantir a durabilidade da cirurgia e a sensação de satisfação com o próprio corpo, o paciente deve contar com orientação nutricional adequada”, recomenda o diretor da Duo Clinic.
Antes de fazer uma lipoaspiração, o melhor é estarmos com nosso peso ideal ou algo muito próximo dele. “Isto é possível e não é doloroso. Antes de sabermos quantas calorias devemos ingerir para emagrecer, precisamos saber quantas calorias gastamos. Esse gasto calórico varia de acordo com a idade, sexo, atividade física, massa muscular e com o próprio peso corporal”, explica o médico.
Após a lipoaspiração, o acompanhamento nutricional também é importante para a manutenção do peso. “Nesta etapa, a orientação dada ao paciente pelo nutricionista deve prever diretrizes que ele possa seguir pelo resto da vida. A variedade de uma dieta é um dos segredos para quem quer manter o peso, pois permite que o paciente tenha todos os nutrientes essenciais para a saúde”, diz o cirurgião plástico.
Comments